Alguém que me lê e eu não vejo.

2004/02/10

Aos que se dizem intelectuais

Alguma Metodologia de Análise de Genes e seus Produtos... O livro está à minha frente, já vou lê-lo.
Pus-me a falar comigo própria, discuti intensamente a economia mundial. Como se eu tivesse palavras com gabarito tal para discutir um tema profundamente complexo como este! Não faz mal... só eu é que ouvi. GGRRR!A raiva explode dentro de mim:pessoas atormentadas, vivem delírios realistas que só elas entendem. Comunicam-se na sua própria gíria libresca, erudita quiçá.... e ninguém os compreende, nem a sua profunda amargura, inatingível, em que mergulham fugindo de mundos que os trespassam como punhais. Quando soletramos algo na nossa linguagem primitiva soa-lhes ao longe um eco de sátira, que disfarçam cm frases de compreensão e murmúrios que afagam a nossa burrice. Ou será a deles?
Sim... somos ignorantes, gritamos para que ouçam bem. E pedimos imensa desculpa... hoje não, não vamos salvar o mundo, nem vamos traçar estratégias intelectualmente eficazes para o fazer. Hoje vamos ficar a ler sobre genética, mas não queremos cultivar-nos. Queremos olhar para o rio e senti-lo. E não vamos falar disso, porque não é preciso e porque há dias em que não precisamos de saber se Deus existe, há dias em que queremos prosseguir errantes, em que queremos usurpar a cidade e queremos ser fracos e fáceis.... porque ser um enigma nem sempre nos torna mais apetecíveis de decifrar. Não. Hoje não vos podemos ajudar a sentir bem, porque hoje nos sentimos mal. Com uma revolta profundamente infantil e triste.
Hoje acordamos depois de sonhar com a igualdade feérica. Hoje acordamos e desiludimo-nos... como vocês! Depreendemos, do ar frio da manhã, que há coisas que jamais se conseguem abrigar e as nossas feridas (como as vossas) provam-no. Não há feridas boas. Não existem. Hoje acordamos e despertamos para nós , valorizamo-nos e erguemo-nos da cama como quem ergue a voz, para entoar: "Hoje não me consegui ajudar, mas também não te vou ajudar a sentir inteligente!!!"
E pessoas estúpidas NÃO há, reticências... Há apenas pessoas que desistem, ponto final.

Sem comentários:

Arquivo do blogue