Alguém que me lê e eu não vejo.

2007/11/10

Resposta a um belo desafio ;)

Foi por isso, foi por dias em que as lágrimas não secavam de modo nenhum, que o meu blog começou a existir. Sempre havia escrito algumas coisas tipicamente adolescentes: um diário, uns poemas, mas nada de especial. Até que, como resultado de um igualmente típico “broken heart”, me comecei a refugiar nas palavras. Inicialmente, em bloquinhos que me acompanhavam na solidão colectivas dos transportes púbicos e depois num blog.

Já teria ouvido falar em blogs, mas não usei o meu para aquilo a que estava habituada a ver (normalmente textos de opinião sobre temas dos mais variados), ao invés disso criei um espaço meramente narcisista, onde textos e poemas de costrução modesta se empilhavam num tom confessional que eu desesperadamente necessitava. Depositava-os no blog com uma noção muito vã de partilha mas que simultaneamente apagava a cobardia do dia-a-dia, a minha cobardia em assumir que de vez enquando queria deliberadaente estar triste. No sensação de mundo podia sê-lo sem cansar ninguém, nem a mim.
O blog permitiu-me começar uma sensação que tinha do mundo muito particular, com algo abstracto e de um modo que não fazia sentido para ninguém. Aliás algo que se mantém: ainda hoje aqui se encontram textos indecifráveis para muita gente e o mais divertido é que eu posso, porque quem me lê eu não vejo. O mais divertido é que posso não fazer sentido para ninguém, mas que para mim eu faço. O mais divertido é que todos os textos que se encontram no meu blog me libertaram de alguma forma. Mais extraordinário ainda é que conseguiram manter alguns leitores, a maior parte por uma bem-vinda amizade. Acima de tudo, o bom é que posso escrever mal porque não preciso de provar nada a ninguém, não preciso de ser nada diferente, não preciso de ser melhor e indubitavelmente o que escrevo fazer-me-á bem.

E assim nasce uma sensação de mundo, que se propõe exactamente a não fazer nada, excepto transmitir sensações que eu vivo. Egocentricamente elaborada para que ninguém tenha de gostar e sinceramente comovida quando alguém por aqui passa, porque passou pelo meu blog e por uma parte de mim que pouca gente ou ninguém conhece.

A minha navegação pela blogosfera é perfeitamente justificável com o exemplo do meu dia de hoje: um dia em que tudo o que me apetecia era estar num qualquer paraíso para os olhos a ouvir uma boa música, quentinha, aconchegad... mas como não posso começo a clicar desenfreadamente e tudo desaparece. A necessidade de viajar desaparece, porque de certa forma fiz pequenas viagens com paragem em alguns apiadeiros chamados posts.

Bom, tratado de botânica, este texto não cumpriu os tramites que deve seguir um ensaio ou reflexão mas penso que pelo menos consegui responder da melhor forma queconsegui ao teu desafio. Espero que valha o contributo e obrigada pela proposta! Aguardo ansiosamente mais resultados.

4 comentários:

menina tóxica disse...

:))))***

Happy and Bleeding disse...

e nós aguardamos mais posts :)

No meu blog há espaço para tudo e não apenas para a morte improvisada, até porque, a cada passo, a cada 'morte', segue-se o renascimento...

portanto: a vida como combustão espontânea.

:)

Happy and Bleeding disse...

ana,
em resposta à tua questão, só posso aqui expressar a minha própria visão, sabendo de antemão que não é nem pode ser uma verdade universal. pessoalmente, gosto de viver todos os momentos com toda a intensidade que me for possível. morrer a cada instante no delírio. mas, obviamente que no mundo pragmático em que vivemos, num mundo que nos impõe limites fisicos e morais a cada esquina isso se torna extremamente dificil. por muito que nos custe, nunca somos TOTALMENTE livres.
aqui a grande questão na minha opinião é apenas uma: se existem barreiras a que somos alheios e contra as quais nada podemos fazer, também é verdade que outras existem criadas por nós mesmos ou por outras pessoas, que podemos e devemos anular.
ou por outras palavras: caga no que diz a 'sociedade' e tenta viver como bem entenderes e te for possível.

não sei se me fiz entender, mas é dificil ser mais concreto que isto.
:)

Ana disse...

sim partilho em parte a tua visão!

Liberdade é a palavra omissa e ao mesmo tempo presente neste post. Bloggar é a liberdade atingível, para o comum indivíduo, como eu.


Obrigada pela respota.

:)

Arquivo do blogue